domingo, 7 de agosto de 2011

Bethesda processando Mojang



A desenvolvedora Bethesda, criadora da série The Elder Scrolls, está processando Mojang, estúdio independente criador de Minecraft, por dar ao seu novo jogo de cartas o nome de Scrolls, um nome que, de acordo com os advogados da desenvolvedora, pode se relacionar ao mais novo RPG da companhia, The Elder Scrolls V: Skyrim.

Há mais ou menos um ano e meio, os advogados da Mojang deram um conselho que Notch, criador do estúdio, registrasse "Minecraft" como uma marca registrada (TM) já que havia um clone do jogo no iOS com o mesmo nome e fãs mandavam cartas e mais cartas dizendo que a versão para iOS tinha muitos bugs e era totalmente horrível. Depois, Mojang pediu para que eles mudassem o nome do jogo e eles mudaram. Na mesma época eles também se aplicaram para registrar "Scrolls", o novo jogo no qual eles estão trabalhando, eles não conheciam nenhum jogo com o mesmo nome e até pesquisaram para ter certeza.

Notch, em seu blog, na sexta (5), nos conta o resto desta história:

"Algum tempo atrás, do nada, fomos contatados por advogados da BethesdaEles queriam saber mais sobre a marca "Scrolls" para qual estávamos aplicando e afirmaram que entrava em conflito com sua marca já existente "The Elder Scrolls". Concordo que a palavra "Scrolls" faz parte dessa marca, mas como um gamer, eu nunca considerei que essa série de RPGs (muito bons), fosse jogado de qualquer maneira em torno de pergaminhos, nem que esse já foi o foco da sua comercialização ou imagem pública.
A fato de que você poderia possuir o direito de todas as palavras individuais dentro de uma marca é também um pouco assustador. Olhamos as coisas e percebemos que eles não tinha muito de um caso, mas ainda levamos a sério. Nada sobre Scrolls pretende de forma alguma derivar ou aludir a nenhum de seus jogos. Sugerimos um avordo, onde nós concordamos em nunca colocar qualquer palavra antes de "Scrolls" e, em vez disso chamar as continuações e outras coisas como por exemplo: "Scrolls - A Expansão Banana"Eu não tenho certeza se eles nunca nos deram uma resposta para isso.

Hoje, recebi uma carta de 15 páginas de alguma empresa sueca de advocacia dizendo que eles exigem que parássemos de usar o nome Scrollsque eles vão nos processar (e já pagaram a taxa para o tribunal sueco)e que demandam uma pilha de dinheiro antes que o processo legal sequer comece.

Eu suponho que tudo isso é uma resposta mais ou menos automatizada para nossa aplicação para a marcaEspero, sinceramente, que Bethesda não tente dar uma de Tim Langdell."


Tim Langdell, Edge Games: en.wikipedia.org/wiki/Edge_Games

Nenhum comentário:

Postar um comentário