quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Silent Hill: Downpour

É tempo de recomeçar

Morno

Apesar de ainda ser um grande sucesso, os últimos lançamentos da série Silent Hill não foram um sucesso absoluto de público e crítica. Os dois últimos títulos,Homecoming e Shattered Memories, apesar de não terem sido considerados um fracasso, receberam notas medianas e deixaram os fãs na expectativa de um game que restaurasse a antiga glória da franquia.

A Konami Productions também percebeu essa necessidade e, com Silent Hill: Downpour, quer retornar a série à época em que ela ainda era sinônimo absoluto da palavra “aterrorizante”. Nesta tarefa, ela conta com a ajuda da Vatra Games, um estúdio recém-formado na República Tcheca.

Ouvimos falar de Downpour pela primeira vez na metade de 2010, quando o primeiro trailer do título foi exibido na E3. Na ocasião, o jogo era conhecido simplesmente como Silent Hill 8. Apesar das belas imagens exibidas na feira, nada seria falado sobre o game nos seis meses seguintes, um sinal de que o vídeo era apenas uma amostra do que estava por vir no futuro.

Voltando às origens

Ao assistir ao trailer, temos a impressão de que tudo aquilo que transformou Silent Hill em um clássico continua lá. Temos as transições entre dois tipos diferentes de cidade, os cenários escuros que proporcionam um bom uso da lanterna e a visão em terceira pessoa. O personagem, novamente, não sabe exatamente o que está acontecendo, e é atirado em meio aos eventos aterrorizantes com tanta informação quanto o próprio jogador, ou seja, quase nenhuma.

Downpour, porém, tem um foco diferente e, como o subtítulo já diz, terá a água como um de seus componentes principais. A Konami não informou exatamente o que isso significa, mas afirmou que o elemento será utilizado em diversos puzzles e para constituir situações assustadoras, como um momento em que o personagem principal encontra vários filetes de água escorrendo de baixo para cima em uma parede.

A trama se passará em diversos locais de Silent Hill mas, desta vez, áreas que marcaram os títulos anteriores, como o hospital ou a escola, não estarão presentes. O jogo se passará em uma zona ainda não explorada nos outros jogos e, em alguns momentos, será preciso pegar o metrô para se deslocar entre pontos mais distantes do mapa.

Os inimigos bizarros também farão uma aparição mas, desta vez, estarão mais fortes e perigosos do que nunca. Este aspecto será evidenciado pela inabilidade do personagem principal no manuseio de armas. De acordo com a Konami, a melhor estratégia é melhor atacar os monstros até deixá-los atordoados e então fugir, já que matá-los não será tão fácil.

O inventário de armas foi completamente descartado, e agora será possível carregar apenas uma única arma por vez. Os objetos também sofrerão danos e, com o tempo, precisarão ser descartados. Para os chefes de fase, dos quais não é possível fugir, os jogadores poderão contar com QTEs (comandos a serem pressionados que aparecem rapidamente na tela) para auxiliar no combate.

A Vatra também trouxe de volta a possibilidade de regulação da dificuldade dos enigmas de maneira independente do nível global. Assim, é possível tornar os quebra-cabeças ainda mais desafiadores sem que a jogabilidade como um todo se transforme em um inferno. Missões opcionais também farão parte do pacote, gerando recompensas ainda não divulgadas.

Silent Hill: Downpour ainda não tem data de lançamento marcada. O jogo sairá para PlayStation 3 e Xbox 360.

Nenhum comentário:

Postar um comentário