| A produtora Rockstar irá apresentar o primeiro trailer do aguardado game 'Grand Theft Auto V' (Foto: Reprodução) A série "Grand Theft Auto" se tornou sinônimo de polêmica ao longo da última década por apresentar um enredo adulto nos videogames. Com missões e história voltado para maiores de 18 anos no Brasil, o game envolve realizar roubos e assassinatos para ter sucesso no mundo do crime. Com o anúncio de "Grand Theft Auto V", ou "GTA V", os jogadores poderão voltar a se aventurar em um grande mundo aberto, realizando missões ou apenas explorando livremente o ambiente. Ainda sem data de lançamento, o jogo terá um vídeo que será apresentado no dia 2 de novembro.
Conheça os principais games da série 'Grand Theft Auto' |
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'Grand Theft Auto', de 1997
| 'Grand Theft Auto' foi lançado para PC em 1997 e trazia como grande diferencial uma cidade a ser explorada livremente pelo jogador, independentemente da missão em que ele estivesse. A câmera mostrava o personagem do alto, o que permitia um controle mais simples. Qualquer carro que estivesse nas ruas podia ser roubado e controlado para completar as fases. O game original tinha três cidades: Liberty City, representando Nova York; Vice City (Miami) e San Andreas (San Francisco). Dois pacotes de expansão foram lançados para o jogo em 1999: 'GTA: London 1969' e 'GTA: London 1961', que traziam novas missões e veículos para o game original, além de levar o jogador para Londres da década de 1960. | 'Grand Theft Auto II', de 1999
| A sequência de 'GTA' colocou o jogador em uma metrópole futurista, com carros um pouco mais 'avançados' do que os vistos no primeiro game. Em vez de três cidades, apenas uma maior, dividida em três bairros 'Downtown' (centro de negócios), Residential District (área domiciliar) e Industrial District (área industrial), que eram dominados por sete gangues. O jogador ainda podia optar entre dois horários, meio-dia ou final de tarde, para mudar a iluminação da cidade. Do mesmo modo que no primeiro game, o jogador continuava livre para explorar a cidade, cometendo crimes, roubando carros e atropelando pedestres. | 'Grand Theft Auto III', de 2001
| Divisor de águas no mundo dos games, 'GTA III' levou o mesmo conceito de mundo aberto dos primeiros dois games para um universo com gráficos em 3D, onde a câmera acompanhava o personagem pelas costas (terceira pessoa). O jogador tinha uma cidade para explorar livremente, e, ao mesmo tempo em que realizava missões, podia roubar os carros nas ruas, atirar em civis e causar o caos até a chegada do exército. A história em si também foi o ponto forte do título, que tornou a Rockstar conhecida por fazer um roteiro mais adulto e com pegadas mais ácidas. O sucesso do título no PlayStation 2 ('GTA III' foi o game mais vendido do ano) garantiu que as sequências da série fossem bastante esperadas pelos jogadores, além de ter conduzido todos os lançamentos da indústria de games nos anos seguintes. O jogo receberá uma versão para iPhone 4S e iPad 2 (não é compatível com modelos anteriores) para comemorar os 10 anos do lançamento. | 'GTA: Vice City', de 2002
| Com o sucesso, a série 'GTA' foi levada para outra época, com 'Vice City' mostrando uma cidade praiana aos moldes de Miami na década de 1980. Até mesmo as rádios que o jogador podia escutar dentro dos carros tocavam canções conhecidas da época e os veículos tinham um ar mais retrô. Em comparação com o esquema de jogo de 'GTA III' pouco mudou. Os jogadores ainda tinham um mundo livre para fazer o que quisessem além de realizar missões que permitiam avançar a história e abrir novas áreas da cidade. Motos e helicópteros foram incluídos como veículos que podiam ser pilotados. Atores famosos emprestaram suas vozes para o game, com destaque para Ray Liotta, que interpretou o personagem principal, Tommy Verceti, Dennis Hopper e Danny Trejo. | 'GTA: San Andreas', de 2004
| Com um Estado inteiro para explorar chamado San Andreas, com cidades como Los Santos (representação de Los Angeles), Las Venturas (Las Vegas) e San Fierro (San Francisco), 'GTA: San Andreas' apresentou o maior mundo aberto da série até então. Além de ter a exploração e a liberdade, o jogador pôde cuidar mais do personagem principal, colocando-o para fazer exercícios e assim ficar mais rápido, mais forte e com mais resistência para as missões, comprar roupas e fazer tatuagens. Missões paralelas permitiam que ele se tornasse mais respeitado pela gangue local. Alguns locais e as outras cidades eram habilitadas apenas quando o jogador completava determinadas missões. 'San Andreas' também foi polêmico por conta do minigame 'Hot Coffee', em que o personagem principal fazia sexo. | 'Grand Theft Auto IV', de 2008
| Entre 2004 e 2008, a Rockstar lançou apenas dois games da franquia, 'GTA: Liberty City Stories' e 'GTA: Vice City Stories', para PSP e PS2. Em 2008, a franquia foi levada para os consoles de nova geração pela primeira vez. 'GTA IV' retorna para a cidade do primeiro jogo, Liberty City', e coloca o jogador na pele de um imigrante europeu tentando viver 'o sonho americano'. Logo, ele entra para o mundo do crime, realizando missões que incluem desde transportar carregamento de drogas até eliminar o líder da gangue rival. Com gráficos muito superiores aos dos títulos do PS2, o game conseguiu mostrar uma grande metrópole e sua vida agitada. Missões paralelas e partidas pela internet aumentavam a vida do game. Detalhes curiosos eram programas de TV que contavam a história controversa da cidade e dos locutores das rádios, que tinham o cantor Iggy Pop. Duas grandes expansões, 'The Lost and Damned' e 'The Ballad of Gay Tony' introduziram novos personagens e contaram mais detalhes da cidade. | 'GTA: Chinatown Wars', de 2009
| Lançado originalmente para Nintendo DS e, depois, para PSP, iPhone, iPod touch e iPad, o jogo volta aos começo da franquia, trazendo uma câmera superior, mostrando a ação de cima. O visual mais adulto passou a ter um toque de histórias em quadrinhos, com gráficos mais cartunescos. Além da história principal, há um enredo de compra e venda de drogas, onde o jogador pode comprar um carreamento por um preço e vender em outro local por um valor mais alto. No DS e nas plataformas da Apple, os minigames utilizam a tela sensível ao toque para dar mais interação ao jogador |
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