quarta-feira, 13 de julho de 2011

MG Retro - The Legend of Zelda: A Link to the Past


E aí gente? Hoje eu estou aqui estreando o novo quadro da MG, o MG Retro. Nele a gente vai falar sobre jogos de gerações passadas, não obrigatoriamente sobre jogos de 8 ou 16 bits, o que significa que o PS2, o Xbox e o Game Cube também podem participar.

Agora vamos para o jogo que eu vou falar hoje, um verdadeiro clássico dos games e um dos melhores. Um jogo para o SNES (Super Nintendo), The Legend of Zelda: A Link to the Past. Esse jogo deixou marcas em todos que o jogaram e ainda é um dos mais amados da franquia e da história dos games, vendendo mais de 4 milhões e cópias em todo o mundo.

A Link to the Past (ou LttP) foi o terceiro jogo da franquia Legend of Zelda e o que impulsionou a fama da série a níveis incríveis.


Gameplay: 

        Com uma jogabilidade simples e leve, LttP é fácil e desafiador de jogar. Jogado com uma perspectiva praticamente por cima, você usa quase todos os botões do controle do SNES, mas de tal maneira que o jogo não perde a sua dinâmica e você não tem que se preocupar com os botões que deve apertar, tudo é quase automático.
        Controlar o Link é tão fácil que parece que você é um só com o personagem, a jogabilidade flui perfeitamente bem, algo que não se vê sempre hoje em dia. Além disso, o Link pode andar na diagonal, sendo um dos poucos a fazê-lo no SNES.
        No jogo, você pode andar por Hyrule, nadar, correr, usar bombas, arco e flecha, boomerangues e vários outros tipos de armas e acessórios, além de procurar por todas as peças de coração para aumentar seu HP máximo e upgrades para seu equipamento, Link to the Past tem um grande fator replay. Você também tem que resolver uma série de puzzles para ter acesso a diferentes partes dos dungeons e poder lutar com os 12 boss diferentes, prometendo horas e horas de jogo, horas que você vai amar ter gastado.
História (Atenção - Spoilers):

        A Link to the Past conta uma história incrível e cativante, que te prende tanto que você não quer parar de jogar. O jogo começa com Link tendo um sonho onde Zelda o manda uma mensagem, dizendo que foi presa no calabouço do castelo pelo mago Agahnim, que controla e castelo, mas não sabe o que ele fez com as outras garotas que estavam com ela e que precisa ser salva. 
        Link acorda bem na hora que seu tio está prestes a sair dizendo que quer que nosso herói fique em casa até ele voltar, claro que ele não vai. Um tempo se passa desde que o tio sai então Link vai até o castelo, mas é barrado e não pode entrar, então recebe outra mensagem telepática da princesa que o conta sobre uma passagem secreta no corredor lateral do castelo. Depois de entrar, ele encontra seu tio severamente machucado, que se desculpa pelo acontecido e então, Link pega a espada e o escudo do tio, e promete salvar Zelda e derrotar o mago. 
        Link consegue chegar até o calabouço, onde ele salva a princesa que o leva para um tipo de santuário, onde ele ficará segura (por enquanto). Lá eles encontram um sábio já conhecido por Zelda que diz para Link que ele deve ir à vila Kakariko, procurar o sábio Sahasrahla. 
        Na vila, Link descobre que o sábio deixou a aldeia quando Agahnim começou a sequestrar pessoas de lá e que foi para o Palácio do Leste, onde Link encontra Sahasrahla se escondendo. Ele conta para o herói que para derrotar o mago era preciso usar Master Sword, uma espada que tem o poder de banir o mal, mas só alguém puro de coração poderia usá-la e que ele precisará de três colares, o Colar da Coragem, o da Sabedoria e o da Força para que a espada possa ser despertada. Link parte em busca dos colares e depois vai até a Floresta Perdida para clamar a espada e derrotar o mago. 
        Link luta com Agahnim, mas de nada adianta e acaba sendo mandado, junto com Zelda, para o Mundo Negro, a antiga Terra Dourada, lar do Triforce, corrompida pelo ladrão Ganondorf. Mas isso é apenas o começo de sua jornada, Link agora parte em resgate das Sete Donzelas sequestradas para poder derrotar Gannondorf e salvar Hyrule da destruição.
Som:

        LttP não deixa a desejar neste quesito, com uma trilha sonora espetacular, com músicas que até hoje estão nas cabeças do fãs. Compostas pelo compositor mestre da Nintendo, Koji Kondo, a trilha sonora de Link to the Past é considerada uma das melhores da história dos games. Você se impressiona com as músicas desde sua primeira vez no castelo, até a derradeira batalha com Ganondorf, músicas que você não vai cansar de ouvir.
Gráficos:

        Um dos melhores gráficos no SNES, 16 bits nunca foram tão bonitos e agradáveis. Um jogo que conta com um grande mundo aberto muito detalhado. A única reclamação sobre os gráficos pode ser o fato do cabelo do Link ser rosa.
Comentários finais:

        A Link to the Past foi o jogo que realmente pôs a franquia de Zelda dentro dos corações de milhões de gamers ao redor do mundo. Possivelmente a mais perfeita criação do grande Miyamoto, com uma jogabilidade leve, um ótimo fator replay, um longo tempo de jogo, uma história cativante, uma trilha sonora de cair o queixo e os 16 bits mais bonitos que você já viu, LttP deve ser jogado pelo menos uma vez por todo amante do gênero e é certo de ser um dos games mais amados por todos os que o jogarem.

3 comentários:

  1. Parabens pelo blog!

    by Hadji_Gamer

    seus retro são otimos tenho um blog so sobre jogos antigos

    se quiser dar uma visitinha e comentar os meus vídeo vai lá

    http://oldgamesbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Você aceita parceria?

    ResponderExcluir
  3. Parcerias nós só discutimos por e-mail, se você puder mandar um pedido para o nosso e-mail nós agradecemos :D

    ResponderExcluir